sábado, 10 de dezembro de 2011

Falando um pouco sobre Estado Laico

307594_165766553513989_165762896847688_319160_1158307290_aBom gente sejam bem vindos ao blog cultura ateísta. Um blog que nasceu de um grupo no Facebook, que está crescendo cada dia um pouco mais e que vem abordando os mais variados temas sobre o ateísmo. ( vocês podem ver o link na coluna do lado esquerdo)

De cara na primeira postagem do blog irei abordar um pouco de um tema que envolve muito o ateísmo que é a laicidade do nosso estado, ou melhor, o desrespeito a ela. Irei expor os meus pontos de vistas a respeito, algumas coisas que deveriam ser mudadas ou melhoradas e por aí vai, só lendo para conferir mesmo. A todos tenham uma boa leitura!

Acho um absurdo o estado querer impor valores as pessoas isso não é dever do estado, cada um faz seu valor da maneira que bem entender.

Se eu quero casar com outro homem é uma questão pessoal minha, se eu e meu parceiro quisermos adotar uma criança se a gente tiver condições para isso é o dever do estado permitir isso, se eu quiser casar com 3 mulheres e minhas 3 mulheres quiserem se casar cada um com 5 homens é uma questão particular que diz respeito apenas esse grupo familiar, se minha esposa engravidar e a minha família não suportar mais uma boca para alimentar, sendo que essa boca seria mais uma despesa que no final das contas todos passariam fome é um direito que minha esposa teria para não ter essa criança. Se um filho meu está com uma doença degenerativa numa UTI de hospital com cujo o diagnostico clinico irreversível e é só uma questão de tempo para a morte dele, acho uma crueldade manter ele vivo em pleno sofrimento só porque a religião acha que só deus tem o direito de tirar a vida dele, isso teriam que ser uma decisão minha. Se eu quiser tirar minha vida e um direito meu o estado não tem que interferir na decisão de tirar a minha vida, uma vez que é uma decisão que cabe só a mim. Vai falar de deus para um pai que perdeu as pessoas que mais amava num acidente de carro, vai dizer que ele não pode tirar a própria vida porque só deus tem esse direito. Agora só porque uma religião não acha "moral" determinada coisa, não posso viver a minha via como bem entendo.

É uma arbitrariedade e autoritarismo do estado querer impor a maneira como devo viver, como devo criar meus filhos, quem devo amar, com quem devo me casar, como devo construir minha família, com quem devo ter relações, o que tenho que fazer com o meu corpo. Em fim como devo tocar a minha vida, isso não é dever do estado. 

crucifixoUm crucifixo numa repartição pública é com certeza um símbolo de que a religião mantem seus “cabrestos” perante o estado. Pra mim como ateu cago e ando para esse símbolo tendo em vista que não acredito nele. Mas pra mim como ser humano me sinto enojado ao ver esse símbolo. Pra mim como ser humano o crucifixo representa a verdade de todas atrocidades que a igreja cometeu para ele chegar naquela parede. Simboliza famílias inteiras sendo perseguidas e expulsas de suas nações, pelo menos mil anos de atraso na ciência,( e ainda hoje em dia em determinadas questões continua a atrasar) destruição de milhões de obras literárias de valores inestimáveis, torturas até a morte, culturas e religiões dizimadas, violação de santuários e templos não cristãos, muitas crianças e mulheres sendo estupradas, senhoras idosas sendo queimadas como bruxas e também qualquer um que agisse de modos não condizentes com a doutrina,(isso sem contar com pacientes que sofriam de transtornos mentais) racismo, homofobia, xenofobia, antissemitismo, queima de 107 judeus vivos,(em 1499 pelo inquisidor Diogo Rodrigues) nazismo, Austro Facism, pobreza e miséria para os não cristãos, cristianização e escravidão de índios, escravidão de negros, castração de jovens meninos dotados de bela voz, saques pelo mundo todo, decapitação e perseguição de inúmeros pensadores, prisão domiciliar de Galileu Galilei, censura a grandes pensadores, proliferação da AIDS por não aceitar o uso de preservativos. Isso é apenas um apanhado do que um crucifixo representa não só para mim, mas para todas as pessoas que de alguma forma é vitima, ou teve seu povo vitimado pela igreja e por isso e mais alguns motivos ele não deve ficar exposto em repartições públicas.

Feriados religiosos é outra coisa num estado laico não poderia haver, ainda mais o Brasil que não tem religião oficial. É um absurdo ter feriados religiosos uma vez que nem todo mundo segue essas crenças. O país perde muito com esses feriados desnecessários, muita gente deixa de ganhar num dia que não significa nada para ela. O que sugiro é que para os funcionários acredita nessas datas religiosas sejam dispensados para cultuar esses feriados, mas que também haja algum tipo de bonificação para aqueles que não aderirem a essas datas. Também são injustos feriados religiosos, pois no Brasil só se tem feriados católicos, ou seja pessoas de outra religião não tem seus feriados, no sistema de dispensa todos de qualquer religião teriam esse direito de pedir para cultuar suas religiões, assim seria justo para todos. Para que não haja pessoas que aleguem ser hora de uma religião, hora de outra(tipo hoje vou comemorar um feriado católico, amanhã é feriado judeu) a pessoa teria que ter algum documento que prove que ela é seguidora dessa religião e teria que constar na fixa de trabalho dela esse documento, só podendo ser revisado uma vez por ano caso ela mude de religião.

Estado laico não é um estado sem liberdade religiosa, é um estado que dá liberdade a todas as religiões independente da qual seja. O estado laico não permite nenhuma interferência seja positiva ou negativa nas decisões politicas do estado. Estado laico se baseia as suas leis no que é melhor para o povo e não no que está escrito num livro ”sagrado” de qualquer religião. Estado laico não beneficia e nem prejudica nenhuma religião, ele dá os mesmos direitos para todas as formas de crença.

Bom por em quanto é só isso que tenho para falar sobre Estado Laico, logo abordarei mais questões sobre isso na medida em que o blog for evoluindo.

Bom até a próxima pessoal!

Guilherme Kempoviki Serafim dos Santos, 10 de dezembro de 2011

2 comentários:

  1. Sim, o Brasil está longe de ser um Estado laico, pois mesmo sem muitas pessoas perceberem, a predominância é de católicos e protestantes, que se intitulam cristãos!! É uma verdadeira ditadura religiosa disfarçada,pois também a população brasileira proporciona facilidades para as crenças religiosas dominantes! Os deputados do Rio de Janeiro aprovaram a liberação de 5 milhões para evento católico que irá coincidir com a chegada do papa ao Brasil e ocorrerá em 2.013. A Assembléia Legislativa aprovou a emenda orçamentária de autoria de Myrian Rios do PDT que pertence à igreja católica carismática. Agora fica aqui um apergunta:Quais benefícios o papa trouxe à nossa nação para ter esse tipo de privilégio?? E outra: O papa paga nossos impostos caríssimos??? Ah, ele vai abençoar a nossa nação!!!Vai nada, ele vai vir até aqui no maior luxo, com despesas pagas por nós , a população brasileira que paga os impostos, pois o mesmo vive no maior "luxo", na Europa!!Fora isso, a educação das nossas crianças e a saúde pública estão ficando para traz em quinquagésimo plano!!!Que bênção é essa, heim??? Só mentira hipócrita!!!

    ResponderExcluir
  2. E Edir Macedo que tem passaporte diplomático aí eu pergunto pra que isso? advinhaaa!!!

    ResponderExcluir